Wednesday, October 31, 2007

Filippo Brunelleschi






Filippo Brunelleschi (Florença, 1377Florença, 1446) foi um arquitecto renascentista. Começou a vida como ourives e foi, posteriormente, um arquitecto, o pioneiro desta arte na Renascença.

Quando morreu, a Itália perdeu o mais brilhante arquitecto, depois dos romanos (da Antiguidade Clássica).

Obra

A sua obra mais conhecida é a cúpula do "Duomo", na Santa Maria del Fiore. Construída em 1434, foi a primeira cúpula de grandes dimensões, erguida na Itália, desde a Antiguidade sobre uma enorme base octagonal.

Brunelleschi também projetou o Hospital dos Inocentes, que era caracterizado pela sua proporção e pela repetição de colunas, as quais constituiam o elemento de sustento e a sua planta de cruz latina. Esta foi considerada a primeira manifestação de uma nova arquitetura, clara e organizada de uma forma racional.

Outra grande obra deste artista é o Palácio Pitti, sendo este protótipo do estilo palaciano renascentista.

As igrejas de São Lourenço e Santo Espírito também são obras de Brunelleschi, tal como a Capela Pazzi, que é caracterizada pela sua estrutura geométrica e, é de salientar ainda que só os elementos arquitetônicos participavam, ou seja, todos os elementos supérfluos foram dispensados: nem retábulos, nem imagens de santos (exceto uns medalhões de Donatello).

Martin Schongauer




Martin Schongauer (1448 – 1491) foi um gravador e pintor alemão. Foi o mais importante mestre dessa arte antes de Albrecht Dürer. Suas obras circularam pela Europa e era conhecido na Itália pelos nomes de Bel Martino e Martino d'Anversa.

Martin passou parte de sua vida em Colmar. Pode ter sido aluno do Mestre E. S.. Ele abriu em Colmar uma escola de gravura, de onde alguns mestres da geração seguinte vieram, além de um grande grupo de artistas de Nuremberg. Como pintor, Schongauer foi um seguidor de Rogier van der Weyden, e suas poucas pinturas lembram a arte de Flandres.

Suas gravuras foram vendidas por toda Europa. Giorgio Vasari afirmou que Michelangelo pode ter copiado algumas de suas gravuras. Seu estilo não mostra nada da tradição iataliana, mas do gótico. Sua gravuras são, em sua maior parte, religiosas, mas incluem cenas cômicas também. Sua coleção mais importante de gravuras é a série que retrata a Paixão de Cristo e a Morte e Coroação da Virgem. São notáveis porque misturam elementos de iluminuras com uma grande força cromática. Schongauer desenvolveu várias técnicas que foram depois aperfeiçoadas por Dürer.

Hugo van der Goes




Hugo van der Goes (1440 - 1482) foi um pintor flamengo.

Ele entrou na guilda de artistas da região em 1467. Logo foi eleito chefe da guilda. Casou-se com Maria Maddalena Baroncelli em 1470 e teve dez filhos. Sofria de uma doença mental e retirou-se para um monastério para se recuperar. Foi considerado um membro leigo da organização. Tentou suicídio em 1480 e morreu dois anos depois.

Sua obra mais famosa é o Retábulo Portinari, encomendado pela igreja do Hospital da Igreja de Santa Maria Nuova, em Florença, por Tommaso Portinari, representante da Família Médici em Bruges. Suas obras mostram a influência de pintores como Jan van Eyck e Rogier van der Weyden.

Petrus Christus





Petrus Christus (Baarle-Hertog, c. 1410 a 1420Bruges, 1473) foi um pintor flamengo que trabalhou em Bruges. Nasceu perto de Antuérpia e foi um dos mais próximos seguidores de Jan van Eyck e, possivelmente, seu aluno. Pode até ter concluído alguns trabalhos deixados incompletos pelo mestre.

Na verdade, pesquisas recentes revelaram que Christus foi um pintor independente que mostra em suas obras influênas de Dieric Bouts, Robert Campin e Rogier van der Weyden.

Não se sabe se Christus visitou a Itália e estudou a arte de pintores como Antonello da Messina ou seus quadros foram comprados por italianos.

Jan van Eyck








Jan van Eyck (Maastricht, c. 1390Bruges, 1441) foi um pintor flamengo do século XV, irmão de Hubert van Eyck e pupilo de Robert Campin. Foi também o fundador de um estilo pictórico do estilo gótico tardio, influenciando em muito o Renascimento nórdico. Como tal, é visto como o mais célebre dos primitivos flamengos.

Teve como bases para a sua carreira artística o escultor Klaus Sluter e Broedeldam, duas distintas personagens da arte flamenga.

Foi um pintor igualmente caracterizado pelo naturalismo, imperando na sua obra meticulosos pormenores e vivas cores, além de uma extrema precisão nas texturas e na busca por novos sistemas de representação da tridimensionalidade, ou seja, a perspectiva.

Van Eyck, porém, não recorria com tanta frequência à perspectiva, pintando, desta feita, a madeira em que concebia os seus quadros de branco, o que concedia à pintura um excepcional brilho e um ligeiro efeito de profundidade. A ressequida madeira era também polida. Tal diz-nos que o artista era muito inovador e até um pouco atrevido.

É concedida, muitas vezes, a van Eyck a criação da pintura a óleo. Todavia, esta já era relativamente conhecida e utilizada na Flandres do século XIV. Realmente, o que o artista criou foi a tinta a óleo com secagem rápida (hoje em dia esta é, obviamente, mais rápida).

Foi, em 1425, nomeado pelo Duque de Borgonha, pintor da corte da Flandres, cargo que conservou até à sua morte.

A relação que mantinha com o duque era de tal importância, que este encarregou-o mesmo com alguns cargos e missões diplomáticas, sobretudo em Espanha, Portugal e Itália.

A sua visita a estes países explica muitas das mudanças e inovações na arte, sofridas sobretudo em Portugal e na Itália. Nesta última, por exemplo, explica-se a grande influência dos primitivos flamengos com as ditas viagens de van Eyck ao país. Note-se, entre outros, a obra de Melozzo da Forlì.

Em Portugal, um país sempre conservador e que "franzia o olho" às novas tendências, toda aquela arte gótica que ainda imperava no país, foi convidada a desaparecer. Esta radical mudança é visível nos famosos Painéis de São Vicente de Fora, pertencentes, hoje, ao acervo do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

Existem certas especulações quanto à provável homossexualidade de van Eyck, com base nesta relação e na relação bastante afectiva com o casal Arnolfini e, em especial, com Giovanni di Nicolao Arnolfini.

É de relevo, na obra de van Eyck, a influência da pintura helenística. O artista costumava conceder profundidade e diversas sombras, mesmo nas zonas onde mais incidia a luz. Tal facto, pode ser considerado como uma iniciação ao realismo.

Por outro lado, é interessante uma constante elementar, mas de profundo vigor, em quase toda a obra do artista flamengo: as figuras humanas aparecem representadas como se um monumento fossem. Note-se o quadro O Casal Arnolfini, em que, tanto Giovanna Arnolfini como o esposo, Giovanni Nicolao, são representados com recorrência a uma certa "monumentalidade".

Entre seus herdeiros diretos podemos mencionar Rogier van der Weyden, Hugo van der Goes, Petrus Christus, Konrad Witz, Hans Memling, Martin Schongauer e Mabuse.

Mestre de Flemalle / Robert Campin




Robert Campin (Tournai, 1375 – Tournai, 26 de abril de 1444) é considerado o primeiro grande pintor flamengo. Embora tenha se influenciado muitos pelos mestres da iluminuras, Campin mostrou um grande poder de demonstrar uma observação realista do mundo, mais que muitos outros antes dele. Junto com os irmãos Van Eyck, é considerado o fundador da escola holandesa do Pré-Renascimento.

Acredita-se que tenha nascido e morrido em Tournai, na Bélgica, mas estudou em Dijon.

Historiadores da arte sempre tentaram encontrar a origem na Renascença Setentrional em um único artista. Por muito tempo, acreditou-se ser ele Jan van Eyck, pois foi Jan quem se desviou das convenções da arte gótica. Contudo, estudos revelaram que um artista chamado Mestre de Flemalle poderia ter precedido Jan. A partir de documentos que revelaram os nomes de seus mais ilustres alunos (Jacques Daret e Rogier van der Weyden), chegou-se a Campin.

Em suas primeiras obras, encontramos uma influências dos Irmãos Limbourg.

Entre suas melhores obras está o Retábulo de Mérode. Pela primeira vez, o observador tinha a sensação de estar vendo, através da superfície de um painel, um mundo com todas as realidades da vida cotidiana. É o primeiro painel da Anunciação que tem por cenário um interior doméstico completamente mobiliado e também o primeiro em que se honra São José, o pai de Jesus. O quadro é cheio de simbolismos, como as flores que simbolizam a Virgindade.




Rogier van der Weyden




Rogier van der Weyden ou Rogier de Bruxelles, cujo verdadeiro nome é Rogier de la Pasture (Tournai, 1400Bruxelas, 18 de junho de 1464), foi um dos mais notáveis e importantes pintores góticos flamengos.

Ao ser proclamado pintor oficial da cidade de Bruxelas, adoptou o nome de Rogier van der Weyden, que era, notoriamente, um nome flamengo. Rogier trabalhou bastante em Bruxelas, especialmente na corte do Duque da Borgonha. Era um discípulo de Robert Campin. Partiu para Itália em 1450 e viveu em Roma e Ferrara, embora tenha voltado a Bruxelas no final da sua vida.

Rogier foi bastante aclamado durante sua vida inteira e vários pintores europeus, como Zanetto Bugatto, foram enviados para a oficina de Rogier para aprender com o mestre. Sua obra influenciou vários outros artistas como Hugo van der Goes, Hans Memling, Petrus Christus, Dieric Bouts, Gerard David, Joos van Cleef e Frans Floris.

Seus quadros são hoje disputados pelos melhores museus e coleccionadores de todo o mundo, encontrando-se algumas das suas obras no Museu do Prado, em Madrid e no Museu do Louvre, em Paris.

Tuesday, October 16, 2007

DI GIOTTO (1267-1337)


Giotto di Bondone (medieval)

Neste "afresco" do italiano Giotto, uma das dez maiores obras de arte do mundo, "A Lamentação" (1305), que se encontra na Capela de Sgrovegni, em Pádua, Itália, homens e mulheres lamentam a morte de seu Salvador enquanto anjos esperam sua chegada ao reino dos céus.

O pesar de Maria, debruçada sobre o corpo morto de Cristo, é reforçado pelos gestos emocionados e expressões sofridas das figuras ao seu redor. As cores claras aumentam a intensidade das emoções nas faces.

Giotto provocou uma revolução na pintura. Foi um dos primeiros a dar a ilusão de vida real, no que diz respeito à emoção e espaço, em uma superfície plana.

Este quadro é considerado uma das obras mais importantes no desenvolvimento d'arte ocidental. Giotto e Cimabue são considerados os fundadores da pintura moderna. Eles romperam com o convencionalismo estático e estereotipado de sua época.

"A Lamentação" (1305)

volta ao topo

O "Encontro de São Joaquim e Sant'Ana", fazem parte dos afrescos da capela de Scrovegni, na Arena de Pádua, e é considerada por unanimidade como o expoente máximo da maturidade artística de Giotto.

A obra representa a cena, divulgada pelo Evangelho apócrifo de São Tiago, da reconciliação dos esposos junto da Porta Áurea de Jerusalém.

Especialistas destacam a pirâmide que formam os dois personagens principais e a figura de mulher de rosto semi-coberto, onde chegaram a ver uma antecipação de Manet...

"Encontro de São Joaquim e Sant'Ana" e "São Francisco dá o seu próprio manto" (1266-1337).

Em Assis, na Itália, o artista traçou as passagens mais célebres da vida de São Francisco, nas paredes da basílica da cidade erguida sobre seu sepulcro. A obra "São Francisco dá o seu Próprio Manto" é inspirada na "Lenda Maior" de São Boaventura, e decora a Igreja Superior da Basílica de Assis.

A "Maestà" ou "Virgem no Trono" (imagem abaixo), é tida como uma das obras primas de Giotto. É uma das suas raríssimas pinturas em madeira, feita para a igreja florentina de Ognissanti.

O rosto da Madona reflete uma doçura humana que poderia ser a de qualquer mulher toscana da época.

"Madonna in trono col Bambino fra angeli e santi" – "Madonna di Ognissanti" (1306-1310)
Sala Di Giotto, Galeria defli Uffizi, FlorençaItália.

Na obra "São Francisco Expulsando os Demônios de Arezzo", o santo está de joelhos enquanto o frade que o acompanha grita por indicação do Santo, exortando os Demônios que fogem pelo espaço por cima das casas, torres e terraços da cidade de Arezzo.

"São Francisco expulsando os demônios de Arezzo" e "Jacob serve a Isaac a refeição" (Século XIII).

Wednesday, September 5, 2007

"shadows"




Posted by Picasa



Posted by Picasa

Carlos Marquez . Undiablanco


Camisetas
Prendas personalizadas
Decoracion
Novedades
by

Carlos Marquez







CARLOS MARQUEZ


WWW.UNDIABLANCO.COM