Wednesday, October 31, 2007

Martin Schongauer




Martin Schongauer (1448 – 1491) foi um gravador e pintor alemão. Foi o mais importante mestre dessa arte antes de Albrecht Dürer. Suas obras circularam pela Europa e era conhecido na Itália pelos nomes de Bel Martino e Martino d'Anversa.

Martin passou parte de sua vida em Colmar. Pode ter sido aluno do Mestre E. S.. Ele abriu em Colmar uma escola de gravura, de onde alguns mestres da geração seguinte vieram, além de um grande grupo de artistas de Nuremberg. Como pintor, Schongauer foi um seguidor de Rogier van der Weyden, e suas poucas pinturas lembram a arte de Flandres.

Suas gravuras foram vendidas por toda Europa. Giorgio Vasari afirmou que Michelangelo pode ter copiado algumas de suas gravuras. Seu estilo não mostra nada da tradição iataliana, mas do gótico. Sua gravuras são, em sua maior parte, religiosas, mas incluem cenas cômicas também. Sua coleção mais importante de gravuras é a série que retrata a Paixão de Cristo e a Morte e Coroação da Virgem. São notáveis porque misturam elementos de iluminuras com uma grande força cromática. Schongauer desenvolveu várias técnicas que foram depois aperfeiçoadas por Dürer.

No comments: