Tuesday, October 16, 2007

DI GIOTTO (1267-1337)


Giotto di Bondone (medieval)

Neste "afresco" do italiano Giotto, uma das dez maiores obras de arte do mundo, "A Lamentação" (1305), que se encontra na Capela de Sgrovegni, em Pádua, Itália, homens e mulheres lamentam a morte de seu Salvador enquanto anjos esperam sua chegada ao reino dos céus.

O pesar de Maria, debruçada sobre o corpo morto de Cristo, é reforçado pelos gestos emocionados e expressões sofridas das figuras ao seu redor. As cores claras aumentam a intensidade das emoções nas faces.

Giotto provocou uma revolução na pintura. Foi um dos primeiros a dar a ilusão de vida real, no que diz respeito à emoção e espaço, em uma superfície plana.

Este quadro é considerado uma das obras mais importantes no desenvolvimento d'arte ocidental. Giotto e Cimabue são considerados os fundadores da pintura moderna. Eles romperam com o convencionalismo estático e estereotipado de sua época.

"A Lamentação" (1305)

volta ao topo

O "Encontro de São Joaquim e Sant'Ana", fazem parte dos afrescos da capela de Scrovegni, na Arena de Pádua, e é considerada por unanimidade como o expoente máximo da maturidade artística de Giotto.

A obra representa a cena, divulgada pelo Evangelho apócrifo de São Tiago, da reconciliação dos esposos junto da Porta Áurea de Jerusalém.

Especialistas destacam a pirâmide que formam os dois personagens principais e a figura de mulher de rosto semi-coberto, onde chegaram a ver uma antecipação de Manet...

"Encontro de São Joaquim e Sant'Ana" e "São Francisco dá o seu próprio manto" (1266-1337).

Em Assis, na Itália, o artista traçou as passagens mais célebres da vida de São Francisco, nas paredes da basílica da cidade erguida sobre seu sepulcro. A obra "São Francisco dá o seu Próprio Manto" é inspirada na "Lenda Maior" de São Boaventura, e decora a Igreja Superior da Basílica de Assis.

A "Maestà" ou "Virgem no Trono" (imagem abaixo), é tida como uma das obras primas de Giotto. É uma das suas raríssimas pinturas em madeira, feita para a igreja florentina de Ognissanti.

O rosto da Madona reflete uma doçura humana que poderia ser a de qualquer mulher toscana da época.

"Madonna in trono col Bambino fra angeli e santi" – "Madonna di Ognissanti" (1306-1310)
Sala Di Giotto, Galeria defli Uffizi, FlorençaItália.

Na obra "São Francisco Expulsando os Demônios de Arezzo", o santo está de joelhos enquanto o frade que o acompanha grita por indicação do Santo, exortando os Demônios que fogem pelo espaço por cima das casas, torres e terraços da cidade de Arezzo.

"São Francisco expulsando os demônios de Arezzo" e "Jacob serve a Isaac a refeição" (Século XIII).

No comments: